sexta-feira, 27 de junho de 2008

RECICLAR NA ESCOLA




RECICLAR NA ESCOLA

A questão do lixo está ganhando importância maior a cada ano, à medida que a econômia se expande e incentiva o descarte. Diariamente, uma grande quantidade de produtos recicláveis, como garrafas PET, plásticos, isopores, latinhas e uma grande variedade de itens, se soma a um montante cada vez maior de lixo orgânico. Nem todos os esses resíduos têm o destino recomendado, como um aterro sanitário ou uma usina de reciclagem. Parte destes itens descartáveis vão parar em rios, córregos e em áreas verdes, poluindo a natureza e, por vezes, lençóis freáticos.
Neste cenário, a conscientização ambiental é de fundamental importância e precisa começar desde a infância. A escola exerce um papel vital neste processo, trabalhando com:
  • as novas tecnologias de reciclagem

  • conscientizando sobre a importância de se dar um destino correto aos resíduos sólidos urbanos ( lixo orgânico e seco)
  • ensinar o destino correto ao lixo sólido não seletivo, como lâmpada fluorescentes e de vapor de mercúrio, pneus, baterias de celular, vestuário, entulhos de obras, etc..
  • informar a maneira correta de descartar o óleo de cozinha saturado, evitando danos à rede hidráulica de construções e sem poluir o meio ambiente

  • promover a consciência ambiental dos alunos e pais, por intermédio da educação ambiental na escola.

Nenhum comentário: