quarta-feira, 18 de junho de 2008

SUSTENTABILIDADE


Sustentabilidade...



Habilidade para sustentar, para fazer com que todos os seres vivos da face da Terra tenham o que precisam para viver plenamente, hoje e sempre. E a natureza é mestre nesta arte: a de gerar e garantir a vida em qualquer ambiente.

Na sua diversidade de biomas, de lugares tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão iguais no propósito de sua existência; na complexidade de cada uma das suas suas manifestações; na beleza de suas formas; na riqueza de suas cores; na sabedoria de suas dinâmicas e na sua simplicidade.E, assim, ela se mostra, ensina em silêncio, sem alarde, com enorme acolhimento.

Sustentabilidade com "S" de sagrado, de sensibilidade, de simplicidade.

A Terra, nossa casa, lugar de refúgio e de suprimento, criada para ser grande e rica o suficiente para abrigar e alimentar a todos. Ela é, em sua essência, sustentável.

Quando vemos as pessoas crescendo, multiplicando, trabalhando, produzindo e ocupando todos os espaços (cômodos ou quartos da nossa casa planetária), percebemos o quanto ela é ela é pródiga e o quanto temos que aprender com ela para repensar nossas formas de relação social e de desenvolvimento econômico.

Às vezes somos tão egoístas, tão distantes do equilíbrio ecológico, que deixamos de olhar como a mãe natureza cria e organiza todas as suas estruturas e criaturas. Há uma lição de casa a ser refeita, uma lição de vida a ser refletida...



A consciência coletiva incorpora mais e mais a idéia e o valor de que o Planeta Terra é a Nossa Casa Comum e a única que temos. Importa, por isso, cuidar dela, torná-la habitável para todos, conservá-la em sua generosidade e preservá-la em sua integridade e esplendor.”
Leonardo Boff


3 comentários:

MARILIN CRISTINE SILVEIRA SCHICK disse...

Olá Marcia!
Gosto de ver você sempre empolgada com temas que envolvam a preservação do ambiente.
É muito importante trabalharmos na Educação temas relacionados, pois o próprio Homem é quem devasta as árvores, que polui os rios e produz lixo. Precisamos aprender a respeitar nosso ambiente.
Um abraço,
Marilin

Educar disse...

Márcia,

Fico encantada com a paixão com que você abraça a causa do meio ambiente. É isto aí,precisamos ter um ambiente sustentável...
Abraços, Goreti

Unknown disse...

Oi temos que concientizarmos ,pois esse meio tam lindo em que vivemos esta ,se perdendo ,pois esta na hora de darmos as mãos e andar numa caminhada ,juntos.concientizar a todos ,e mudar esse meio..isso so depende de nos..abraço ..parabens pelo trabalhoo...